quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Geomarketing : de “nice to have” à necessidade básica

O geomarketing é composto por um conjunto de ferramentas e conceitos que envolvem análise geográfica e visualização de dados, a fim de detectar tendências e oportunidades que poderiam passar despercebidas através de análises tradicionais.

Uma coisa é ter uma lista de clientes por bairro. Outra coisa é poder ver em um mapa, onde estes clientes residem, quanto uma pessoa na área ganha e gasta por mês em determinados produtos e quais os concorrentes que atuam na área.

Esta forma de “ver” o mercado e entender o shopper, faz do geomarketing uma ferramenta imprescindível para alavancar os esforços de prospecção e de planejamento de marketing.

Recentemente, uma sondagem feita pela Amcham com 41 gestores e diretores da área de Marketing e Comunicação, indicou que empresas brasileiras já reconhecem as vantagens do uso do geomarketing para aspectos estratégicos de suas ações de Marketing : 61% dos consultados acredita que a ferramenta ajuda a ganhar conhecimento de mercado e 29% já utiliza o geomarketing na definição de mix de produtos e planejamento de comunicação.

Dos principais fatores citados para justificar a expectativa de que a adesão ao geomarketing tende a crescer no Brasil em 2012, destacam-se, o crescimento da concorrência, a busca por nichos de mercado e o desenvolvimento de classes com poder de consumo em novas regiões.

Como um país de grande extensão continental e diversidade demográfica, o Brasil já encontrava interessantes benefícios na utilização do geomarketing. Adicione um acelerado crescimento econômico e o geomarketing passa a ser necessidade básica para que as empresas possam acompanhar a movimentação de mercado e adequar sua oferta, recursos operacionais e esforço de marketing e vendas.

Na prática, o Brasil mudou, o shopper mudou e está mudando a passo acelerado. Executivos de Marketing e Vendas hoje buscam informações sobre “onde atingir o shopper da classe CD na área metropolitana de Belém ?” ou “que representante vai atender a área de Sinop”, que, para quem nunca ouviu falar, fica no norte do Mato Grosso.