quinta-feira, 1 de março de 2012

Mapas: uma nova dimensão na análise de dados

Mapas são vistos como importantes instrumentos de orientação e localização, mas, bem utilizados, podem mostrar muito mais do que onde se está e para onde ir. Eles contribuem, e muito, nos processos de tomada de decisão.

John Snow foi considerado um dos pais da epidemiologia, por causa de seu trabalho no rastreamento da origem de um surto de cólera na Inglaterra, em 1854. Naquele ano, John, que era médico, usou um mapa para ilustrar como os casos de cólera estavam agrupados em torno de uma determinada bomba de água na Broad Street. Dessa forma, correlacionou mortes por cólera com a geografia das pessoas que moravam, trabalhavam ou estudavam perto desta bomba. Assim que a mesma foi interditada, o surto de cólera diminuiu em curtíssimo período de tempo.








155 anos depois, foi a vez de o Google Maps nos brindar com um exemplo recente dessa mistura de informações, localização e tecnologia, ao rastrear o surto de gripe suína, em 2009. A ferramenta baseava-se nas observações de que as pessoas gripadas buscavam pelo mesmo tipo de informação na internet e a dados provenientes de fontes oficiais. Assim, ao associar a geografia da consulta com o conteúdo pesquisado e estes dados oficiais, descobriu-se onde eram os focos da doença e em que estágio do surto se encontrava, permitindo ao Centro de Controle e Prevenção de Epidemias dos EUA tomar atitudes mais assertivas no combate da doença.


Estes são alguns exemplos criativos e extremos (cada um à sua época) de como mapas temáticos podem suportar importantes análises. Como uma das mais antigas formas gráficas de comunicação, os mapas antecedem até a própria escrita: representam, de forma integrada e simplificada, inúmeros fatores e dados, que nos ajudam a interpretar a realidade ao seu redor.

A dimensão visual que o mapa proporciona, pode potencializar diversos tipos de processos de decisão. Com a utilização de um sistema baseado em mapas digitais, softwares GIS e bases de dados diversas, informações de todos os tipos são distribuídas graficamente, podendo-se obter uma infinidade de análises de uma mesma região.

Desta maneira, independentemente do tipo de empresa em que você trabalha, existem diversas maneiras de visualizar os dados de seu negócio que podem trazer novas perspectivas.

Um mapa pode parecer simples, mas no fundo é uma ferramenta poderosa: ele permite que vejamos o mundo de outra maneira.