sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As oportunidades do conteúdo geo referenciado no Mobile Marketing

Um estudo do ConsumerLab para identificar as principais tendências de consumo para 2012, revelou que o acesso à Internet já passou a ser considerado item de primeira necessidade, sendo um dos últimos itens que os consumidores estariam dispostos a abrir mão se tivessem que reduzir gastos.
O estudo também revelou que o processo de adesão aos aplicativos de smartphones foi muito natural para o consumidor, principalmente devido à facilidade de interação propiciada pela tecnologia touch e navegação através de ícones, e que o mesmo está ávido por explorar os benefícios da conectividade em suas atividades diárias.
O hábito de se manter sempre conectado está direcionando o aumento da procura pelos smartphones. Segundo pesquisa realizada entre janeiro e agosto de 2011 pela GfK Retail and Technology, o consumidor brasileiro não só colocou o país na onda internacional de consumo de smartphones como também o fez se destacar em percentual de crescimento nas vendas deste produto. Enquanto no mundo a variação entre 2010 e 2011 ficou em 69%, no Brasil foi de 80%. Alem disso, estima-se que 84,5% dos brasileiros que possuem smartphones já contam com acesso à Internet e que destes, 71,7% baixam e usam aplicações móveis.
Esta tendência juntamente com as funcionalidades do GPS demonstra que o grande sonho de qualquer executivo de Marketing, pode estar prestes a tornar-se realidade: atingir o consumidor onde quer que ele esteja – literalmente.
Através do geomarketing conseguimos identificar onde o consumidor reside, onde freqüenta e onde estão os locais com maior potencial de mercado. Através do GPS, o target marketing pode atingi-lo no momento em que o mesmo está no papel de shopper.
Nesta última temporada de inverno nos EUA a Vicks, líder no fornecimento de remédio para resfriado e gripe, utilizou um aplicativo do Google (o Google Flu Trends) que fornece informações sobre as epidemias de gripe no país. Desta maneira pode atingir os shoppers que estavam nas áreas com níveis elevados de gripe, informando os PDVs mais próximos para encontrar o Behind Ear Thermometer, um novo termômetro lançado pela empresa. No Brasil, a Imobiliária Lopes lançou um aplicativo para usuários de Android que ajuda na busca de um imóvel. O aplicativo permite localizar os imóveis à venda mais próximos, traçar rotas para chegar ao imóvel escolhido, além de verificar os lançamentos.

Com o número crescente de usuários de smartphones, as aplicações deverão cada vez mais explorar o conteúdo geo referenciado, criando inúmeras oportunidades para que as empresas possam se conectar com seus consumidores/shoppers.